domingo, 12 de dezembro de 2010

Meu Cordel


Se eu tivesse a força de um jumento
e a leveza de um peixe no cardume
a magia de um nobre vagalume
cortando a escuridão de uma lagoa
e o camuflar de uma camaleoa
ludibriando o olhar despercebido 
e o rugido de um tigre enfurecido
cabreirando o olhar de um corcel
sem poder declamar o meu cordel
preferia dez vez nem ter nascido

Se eu tivesse o cheiro de milho assado
boi guizado num prato com farinha
e um quintá impestado de galinha
e dinheiro que nunca se acabasse
e um rozario que sozinho rezasse
enquanto eu tivesse adormecido
fazer chover que nem meu padin ciço
e ter a chave da porta do céu
sem poder declamar o meu cordel 
preferia dez vez nem ter nascido

Se eu tivesse o folego de uma cigarra
e avuasse que nem um carcará
e tivesse o poder de desvendar
o segredo de um pezin d maliça
que so fecha a porta pra ir pra missa
ao toque dum muleque mal ouvido
e pudesse entender todo mugido
dos meus boi no currá cheirando a mel
sem poder declamar o meu cordel
preferia dez vez nem ter nascido

Se eu tivesse a coragem de Curisco
cangaceiro fiel de Lampião
e as asas de um cavalo do cão
abanando um inxú de mangangá
e as presa amolada de um jaguá
espantando as hiena da carniça
e a calma invejável da preguiça
e o veneno fatal da cascavel
sem poder declamar o meu cordel
preferia dez vez nem ter nascido

Se eu tivesse o mundo em meu terreiro
e a lua dentro do meu guarda roupa
todas as estrelas em meu céu da boca
só pra quando eu sorrir te iluminar
e tivesse toda água do mar
pra de noite eu lavar os meus castigo
ser o dono do tempo infinito
e guardar tudo isso em meu chapéu
sem poder declamar o meu cordel
preferia dez vez nem ter nascido.
(Rogério e os cabra)

                                                                                           

Um comentário:

  1. Esses caras são "caros". São simplesmente FANTÁSTICOS. Incluindo, claro, as "minas" deles. Assisti um show deles, ano passado, no Festival de Inverno de Garanhuns e são "maravilhosos". Parabéns. Tô curtindo muito.

    Miguel Alves dos Santos

    ResponderExcluir